TOQUES e RETOQUES: Com que tipo de serviço de buffet eu vou???

Muitas noivas quando se deparam com as várias opções de um buffet para servir seu almoço ou jantar de casamento aos convidados ficam em dúvida de qual o melhor serviço para o que irão servir e para o tipo de convidados que estarão em sua festa.

Então sugiro que hoje nós d

Os dois serviços que temos hoje em dia e que são mais comuns são os serviços fanco-americano e empratado.

Franco-americano

Buffet de entradas, saladas etc

Os convidados são acomodados em uma mesa e alguns pratos vêm montado da cozinha. Por exemplo: os noivos podem optar que venham direto da cozinha, montados em pratos individuais a entrada (saladas etc) e também no final a sobremesa ou as sobremesas no caso de mais de uma opção; já os demais pratos servidos, estes não virão empratados (pratos individuais já montados diretos da cozinha) e sim servidos em um buffet, como é o caso dos pratos quentes.

Prato quente

Não se esquecer que neste serviço, devem ser servidos os coquetéis até os acompanhamentos e os pratos principais.

O serviço franco-americano está tendo muita saída.

Já o serviço só em Buffet não existe nenhum prato servido individualmente, ou seja, empratado.

Serviço só de buffet em casamento

Empratado

Este tipo de serviço os convidados também devem ser acomodados à mesa e ele segue o estilo "nouvelle cuisine". O que vem a ser?

Os pratos vêm todos montados da cozinha, decorados e elaborados e que são servidos pelo garçom pelo lado esquerdo do convidado. Como este serviço é "mais espeicial" os noivos ou anfitriões podem colocar charmosos menus descritivos (cardápios) em cada mesa explicando o que será servido.

Empratado

O cardápio escrito na verdade não é uma ferscura, ele serve para que, os convidados tomando conhecimento do que será servido, caso ele não coma os ítens servidos porquê não suporte o sabor ou não possa comer (alergia alimentar etc) possa pedir outra opção ao garçom, pois neste caso vocês noivos/anfitriões devem pensar nestes casos e ter outra opção de menu "na manga".

Para não errar, é bom ter uma boa opção de massa sem carne, sem recheio algum,para convidados que não comam carne, tenham alergia á frutos do mar entre outros probleminhas que, caso você não esteja preparado, pode ser um grande constrangimento.

Mesas que servem para serviços à inglesa (direto e indireto) e à francesa

O serviço empratado tem algumas "vertentes":


À inglesa

Existem dois tipos de serviço à inglesa (direto e indireto) e em ambos os casos os convidados são servidos nas mesas pelo garçom, sempre!!!

À inglesa (direto)

A mesa é montada com sousplat, pratos, talheres, taças e guardanapos. O garçom traz a bandeja com o alimento a ser servido e serve o convidado pela esquerda (como se fosse o serviço à la carte dos restaurantes).


À inglesa (indireto)

No serviço indireto, a mesa é montada com sousplat ou não, talheres e o garçom faz uso de um carrinho (guéridon) onde traz as opções a serem servidas. Ele apresenta a travessa ao convidado pela esquerda, serve o prato com a comida e serve ao convidado pela esquerda, da mesma forma que no serviço direto.


Calcula-se um garçom para cada duas mesas neste tipo de serviço.


À francesa

É considerado o serviço mais requintado e cerimonioso, portanto, usado em eventos de gala ou mais cerimoniosos. É o serviço oficial usado em reuniões de caráter diplomático.

Funciona da seguinte maneira, as mesas são montadas com sousplats (ou não), pratos, talheres, guardanapos e taças.

Mesa à francesa

O prato vem montado e decorado da cozinha, seguindo a sequência entrada, dois pratos quentes, dois acompanhamentos e duas sobremesas (mas pode hoje em dia ser servido uma só sobremesa no caso de farta mesa de doces esperando pelos convidados).

Um garçom para cada cinco pessoas.

A confusão entre MENU DEGUSTAÇÃO e JANTAR VOLANTE:



Exemplos de menu degustação

O menu degustação virou estrela nos casamentos de hoje.
Nesse sistema, os convidados não estão acomodados todos em mesas, pois a festa écomposta somente de algumas mesas e lounges para os convidados, dandoprioridade à circulação dos convidados que em sua grande maioria ficam de pé.
Deve ser servido um coquetel volante e depois os convidados experimentam diversos pratos em porções menores do que as habituais, que são servidas em mini potinhos/pratinhos.
Em geral, uma amostra do melhor que o buffet tem a oferecer e no máximo vem 100gramas em cada apresentação. Essas porções podem variar de 3 a 6 porções oferecidas ao longo da festa e no geral são opções que não precisão usar faca para cortar, tais como: escondidinho de carne seca, penne ao funghi e opções de risotos entre outros, e até mesmo os talheres são menores que os tradicionais de um jantar: tudo bem fácil de manusear e degustar.
"Ilhas" ou pontos de apoio gastronômicos
A maioria diz que não se coloca os menus descritivos/cardápios neste tipo de serviço de buffet, mas eu acho importante que o seu convidado saiba extamente o que ele vai ter disponível para degustar.
É preciso informar aos convidados as opções que serão servidas, pois existem mulheres que vivem em dieta (mas ir à uma festa para continuar uma dieta é um pecado não é mesmo???), crianças estão cada vez mais presentes em festas de casamento, têm os convidados vegetarianos, os alérgicos à frutos do mar, ao leite, ao glútem, etc.
Não deixe seu convidado perdido perguntando a festa inteira ao garçom o que está sendo servido naquele momento: quando seu convidado tem conhecimento do que será servido fica mais fácil para que ele mesmo faça suas escolhas!
Jantar volante

No jantar volante não significa que as pessoas vão estar sempre de pé; a refeição, essa sim (de confecção simples e não muito demorada), é servida de forma volante, em mesas e pontos de apoio distintos; o prato em que se come é de tamanho normal (ao contrário do menu degustação que explicamos acima) com 250gr até 300 gramas de comida, talheres de mesa são entregues enrolados em um guardanapo para cada convidado ou são dispostos em ilhas/pontos de apoio e pede-se que passe até 3 tipos de comida (entrada, 3 tipos de comida de quente, sobremesa) - mais que 3 tipos fica parecendo uma degustação que pode ir até 6 pratos quentes.

Mesas e pontos de apoio (em três sítios distintos, não muito distantes e de fácil acesso a todos) é de suma imprtância para qualquer almoço ou jantar volante, principalmente para comemorações como os casamentos. Há de se ter mesas para convidados mas não precisa ter para todos, desde que os demais consigam se acomodar em sofás e cadeiras por lounges.

Exemplo de lounge

Esta é uma boa opção para quando se quiser dar uma grande festa em sua casa e não tem espaço em sua casa para sentar todos os convidados, ou mesmo em um espaço grandioso não quer se servir jantar empratado para todos sentados e onde os pratos são mais demorados e elaborados um a um.

"Ilha"

Primeiro terá de preparar o local de modo a que as pessoas circulem à vontade. Uma vez que se vai comer de prato na mão, o jantar tem de ser preferencialmente de fácil manuseamento, por exemplo, um bacalhau com natas, uma massa como penne entre outras opções.

Pode-se ter também no jantar volante:

- Mesa com pratos para entrada, pratos para peixe e/ou carne e para sobremesa; talheres de entrada, peixe e/ou carne e de sobremesa (veja foto acima); guardanapos, de preferência de tecido; copos de água e de vinhos (branco e/ou tinto); travessas e taças com a comida; os quentes com os respectivos réchauds acesos e sempre bebidas á vontade.

Sugiro que nas "ilhas" ou pontos de apoio se tenha o cardápio descritivo do que será servido, pois tenho certeza que a premissa de que seus convidados pode e devem saber o que vão saborear é muito interessante e de bom tom. A grande vantagem deste tipo de serviço de buffet é que os convidados podem comer de pé, sentado nos lounges .... deixa um clima mais descontraído!


Agora que vocês conhecem um pouco mais sobre os nossos serviços de buffet, já podem preparar a sua próxima festa e até mesmo seu casamento já pode começar á tomar forma.

Beijos e até a próxima AmanDICAS!

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.