"Sofisticação e Glamour realçam o casamento campestre" - coluna de Patrícia Finotti, Goiânia-GO.

Hoje nossa querida colunista e correspondente Patricia Finotti, de Goiânia, também jornalista, escreveu um texto maravilhoso sobre o casamento no campo, e principalmente o casamento campestre em Goiás!
Parabéns Patricia, ficou maravilhoso e todos irão amar com certeza seu texto!
Ai que saudades de Goiânia!
Beijos
Amandica!

                           ____________________________________________________

"Sofisticação e Glamour realçam o casamento campestre"

Para a primeira matéria encomendada pela admiradíssima Amanda Aciolli, escolhi o meu casal predileto de cerimonialistas Milena e Daniel da MD Eventos Assessoria e Cerimonial, para conversamos mais sobre casamento no campo e conhecer as tendências em Goiás. Encontramos no escritório do casal, em uma tarde quente do cerrado Goianiense, quatro exatos anos após o meu casamento, que é claro foi bem organizado por eles.

Segundo Milena e Daniel, apesar de morarmos em um estado com forte tendência ao agronegócio, muitos dos empresários do setor quando vão realizar são eventos preferem deixar o clima de somente rústico da decoração para valorizar o ambiente com toque de sofisticação e glamour. Trazendo elementos do campo para salões nobres da cidade, mesclando com situações mais cosmopolitas.

Um dos exemplos dado pelos proprietários da MD Eventos foi a de um casamento que organizaram para um casal filhos de fazendeiros, mas que preferiram realizar a cerimônia e festa em um grande clube da capital. Apesar de a decoração lembrar um ambiente de uma fazenda, vários toques de sofisticação eram evidentes em todo o salão. A passarela que conduzia ao gazebo da cerimônia religiosa era toda em vidro, bem iluminada. O cardápio para todos os gostos e estilos: comidas Japonesa, Árabe, Italiana e não esquecendo a Goiana, em que foram servidos boi e porco no rolete, cabrito e risoto. A pista de dança lembrava uma boate bem elaborada e chique, com DJ e banda de Pop Rock.

                                                                                  Altar

Outro evento organizado por Milena e Daniel, foi o pedido de casal em realizar tanto a cerimonia religiosa e a festa bem ao estilo romântico do campo. O local escolhido foi uma chácara de eventos em Goiânia mesmo. A decoração toda no estilo campestre, com móveis de madeira bem rústicos, e com detalhes pessoais dos noivos: porta-retratos com fotos do casal, porta guardanapo de crochê feito pela avó da noiva. O rito religioso foi realizado ao ar livre, no final da tarde, e a passarela era um tapete marrom bem felpudo e macio, em que destacava o All Star branco do noivo, que estava vestindo um terno cinza claro bem informal. No segundo momento do evento, todos foram para o espaço fechado, que foi animado pela coreografia de Thriller de Michael Jackson, muito bem ensaiada pelos casal de noivos e padrinhos.                                             

Segundo Milena e Daniel uma forte tendência não só nesse estilo de casamento, são as lembrancinhas e outros aspectos altamente sustentáveis. Geralmente as noivas oferecem aos padrinhos e convidados objetos que lembram o campo, como caixinhas de madeira para guardar chá, que são feitas de material reciclado.

                                      Detalhes da decoração: flores do campo e bambú

Casamento em Fazenda: Ao contrário do que alguns dizem, eu acredito que o casamento em fazenda ou chácara pode ser mais dispendioso do que um feito na cidade, com o toque bucólico. Afinal, é preciso deslocar infraestrutura e mão de obra para o local, o que em alguns casos não é muito fácil. Contudo é lógico que tudo depende do local em que se está organizando o evento.

 As pessoas que optam por um casamento no campo, geralmente estão querendo resgatar sua origem e compartilhar com sua família sua alegria em um lugar especial para elas. Mas, precisam antes de tudo pensar muito bem na organização e infraestrutura para receber bem os seus convidados. Sem esquecer é claro do Plano B, pois podem ocorrer intempéries que estragam a alegria da festa.

Em Goiás, por exemplo, os melhores meses para realizar uma cerimônia em fazendas e afins são entre maio a agosto, quando estamos na estiagem. Ainda, sim é preciso ter uma infraestrutura de tendas e espaço fechado para evitar qualquer imprevisto.
                                                     
Como é bem sabido, os melhores horários para casamento bucólico, são pela manhã ou ao final da tarde. Quando a luz do sol está mais fria, o que não incomoda os convidados e favorece o trabalho do fotógrafo que pode tirar fotos traduzindo bem o clima do local.

                                                        Apresentação de dança!

Dependendo do local não é preciso de muita decoração com arranjo de flores, afinal a natureza já oferece tais atrativos. Agora uma boa forração ajuda muito, até mesmo para evitar imprevistos que possam acometer aos convidados.                                           

Sobre o que servir, é interessante manter o clima, oferecendo um cardápio típico. O Goiano oferece desde carnes assadas, como o boi no rolete, arroz com carne ou pequi, que para ficarem mais sofisticados podem serem modificados a risoto. O almoço ou jantar tanto pode ser servido em estilo self-service ou à francesa, neste caso deverá ter um número maior de garçons, para que todos sejam bem servidos. Sobre as bebidas, podem ser água, refrigerantes, sucos, cerveja, batidas e vinhos frisantes, estes que combinam bem com o dia. Para a noite fria, um bom tinto.

Os trajes dos protagonistas deverão estar em harmonia com o estilo e decoração do casamento. A noiva deve escolher um modelo que condiza com o horário da cerimônia. Vestidos com tecidos mais leves e esvoaçantes, para a primavera e verão. Para as demais estações e a noite, a sugestão são modelos com com mangas e mais fechados. Para os acessórios, nas noivas maquiagem bem natural e as flores podem ser usadas no cabelo. É interessante que não tenha muito brilho, independente da situação. Já o noivo pode optar por um terno mais informal. Para o dia, as cores recomendadas são as claras, a noite porque não abusar um pouco dos tons mais escuros.

                                               A daminha dando os primeiros passos!
                                         
No caso de padrinhos, daminhas e pajens, fica bem elegante se todos seguirem a mesma tendência dos noivos. Para as madrinhas e as mães dos noivos o longuete é o ideal, e durante o dia o chapéu dá um toque bem elegante. Padrinhos e os pais dos noivos podem vestir terno.

Um aspecto que é imprescindível e deve ser levado em conta é a questão do som. Independente de se contratar uma banda ou um DJ é necessário levar em conta o local em que será instalado o equipamento eletrônico. Cuidados com a fonte de energia para evitar blackout, e mesmo o posicionamento das caixas de som, pois este pode ser levado pelo ar, e os convidados vão ficar a ouvir apenas barulhos sem distinção.

Ah! É preciso se preocupar com a acomodação dos convidados, caso a festa seja longe da cidade onde moram. É muito elegante que os noivos preocupem com a boa acomodação de todos. Se houver espaço na fazenda, que acomode a todos da melhor forma possível. Ou ainda, pode se reservar os hotéis da cidade mais próxima. Assim, além de uma festa agradável, os seus convidados poderão também desfrutar de um bom descaso.

                                                         Mesa de café da manhã!
Um casamento na chácara, personalizado, e com várias surpresas – Mesmo tendo sido convidada a vários casamentos em chácaras e fazendas, tem um que acredito ser insuperável, e que ficará em minha memória por vários anos. São vários os motivos que o fizeram tão especial. Além, do clima sulista que o lugar tinha, foram várias surpresas e os toques personalizados em tudo o que olhávamos, comíamos, ouvíamos e sentíamos.

Quando o casal Denyse do Amaral Krawczyk e Alexandre Krawczyk Silva decidiram que iriam casar na chácara do pai da noiva, que fica na região da estrada de ferro – Bonfinópolis, e ainda sem a ajuda de um cerimonial, eu tenho certeza que muita gente torceu o nariz. Mas, como um evento pode ser bom, se não tem uma pessoa para ajudar na organização???

Esse foi um dos pontos que fez o casamento ficar charmoso, porque ao invés de um só profissional, vários ajudaram. Todos que ajudaram eram tios e primos que conhecem e gostam demais do casal, e lógico souberam bem interpretar aos anseios de cada um dos dois, transformando a cerimônia em um agradável e confortável encontro entre duas famílias.

                                                        O All Star no tapete felpudo

Segundo Denyse Krawczyk a escolha do local, aconteceu porque queriam um espaço mais aconchegante e informal, para que os seus convidados pudessem sentir mais a vontade e aproveitarem a festa. Para a decoração, a noiva pediu auxílio a tia e Designer de Interiores Rita Guerra, que fez um excelente trabalho traduzindo o gosto e estilo de vida dos noivos. Denyse é bioquímica e acuputurista, e o noivo tem como hobby o ciclismo em paisagens bem naturais. Assim, a Designer usou arranjos em bambu com margaridas pequenas, tablado em bambu para o altar; forração de casca de arroz e folhas secas para a passarela que levava ao altar, cortinas de voil e 4 tendas para cobrirem as mesas.

Para sinalizar a estrada que leva até a chácara, os noivos fizeram bandeiras em tecido, com a logo do casamento, que era um noivo levando a sua garota no guidon da bicicleta. Os convidados foram instruídos a chegar à chácara para um farto café da manhã, bem típico ao gosto Goiano, e comandado por um primo dono de uma excelente pousada em Caldas Novas.

Todos eram recepcionados pelos pais dos noivos, e embalados por músicas alemã e polonesa, lembrando tanto o típico clima frio no campo Europeu quanto o do sul do país. Alexandre é descendente de Polonês e a noiva passou várias férias com sua família nas regiões montanhosas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todo o repertório musical ficaram aos cuidados do tio e do primo de Denyse, os empresários Wagner Felipe e Wagner Filho, que vivem envolto aos cds e instrumentos musicais nas horas de lazer.

                                       Detalhe do crochê nos porta-guardanapos
A chegada da noiva trouxe várias surpresas. Primeiro Denyse veio de bicicleta, trajando se como ciclista e acompanhada de uma comitiva de amigos ciclistas do futuro marido. Segundo, anunciou que na festa que todos pensavam ser apenas um chá de panela, era na verdade a cerimônia de seu casamento no civil, então avisou que então trocaria de roupa, para iniciarem o ritual.

Coube a Wanda Felipe, tia e dona de salão de beleza, a preparação da nubente. A maquiagem leve, flores naturais no cabelo, e um delicado e leve vestido, que se não me engano tinha tons suaves de rosa, fizeram de Denyse uma radiante mulher ao atravessar a passarela rumo a Alexandre. Ah!!! As músicas da cerimonia foram todas cantadas pelo primo Wagner Filho, que tinha em seu repertório canções Francesas e Alemãs, todas muito significativas para o casal.

Após a surpresa bem recebida por todos, Denyse e Alexandre, que se conheceram em um curso de dança de salão, fizeram uma apresentação com várias estilos musicais, do tango ao samba. Logo depois convidaram a todos a divertirem ao som de um sanfoneiro contratado a tocar ritmos do cerrado Goiano. Ainda, lembro bem, que o pai da noiva cantou algumas músicas clássicas do sertanejo.

                                              A noiva resolveu jogar um buque de tecido!
A festa continuou com o farto almoço e churrasco organizado por um buffet especializado. As bebidas de entrada eram sucos, refrigerantes e um excelente espumante, seguido pelo tinto para o almoço e cerveja acomodadas em um recipiente de isopor personalizado com a logo do casamento. Para a sobremesa, doces cristalizados típicos Goiano.

As fotos espontâneas foram feitas pelo primo da noiva Hamilton do Amaral Freire, que podiam ser conferidas na hora através de um laptop. Para a filmagem do evento, o casal contratou o videoprodutor Bira Cosme da http://www.voartefilmes.com.br/, que soube bem traduzir o que eles são.

Outros detalhes que preciso falar são os dois espaços que a mãe de Denyse organizou para as crianças: o fraldário dentro da casa, e o jardinzinho repleto de brinquedos para os maiores. Além é claro do vestido da Laurinha, a daminha, que estava aprendendo a andar. (http://www.viaflorakids.net/).

                                                        Gazebo e passarela sofisticados

De acordo com o casal, mesmo sendo a cerimônia realizada fora da cidade, quase que 100%, dos duzentos e cinquenta convidados compareceram permanecendo até o fim da festa. Lembrando que esta que foi realizada em um domingo, com término ao final do dia.

Dez dias depois, Denyse e Alexandre realizaram a cerimonia religiosa em uma capela charmosíssima do Setor Jaó. Partiram logo em seguida para o friozinho das Serras Gaúchas, e então para os esportes ecológicos oferecidos pela maravilhosa Cancún.

Nesse mês de maio, o casal faz dois anos. Aqui deixo os meus votos de felicidades e amor aos queridos primos, que tanto me apoiam.

Patricia Finotti

Crédito das fotos que não estão em ordem dos casamentos relatados:

3o casamento - Patricia Finotti
2o casamento - Adriano Reis Fotógrafos
1o casamento - Talento´s Photos














Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.