Header Ads

Wedding Planner Brasil reúne assessores de casamento do Brasil inteiro em evento! Saiba tudo o que aconteveu nos dois dias de Congresso!

Cerca de 90 assessores de casamento de São Paulo e vindos de Estados como Minas Gerais, Pará, Espírito Santo, do Distrito Federal e outros, participaram da primeira edição do Wedding Planner Brasil, um congresso promovido pelo Clube de Assessores de Eventos Sociais (Caes), nos dias 25 e 26 de outubro, no São Paulo Pestana Hotel. O evento, que teve como tema principal Em Busca da Excelência, reuniu grandes nomes da área de eventos com o objetivo de promover a qualificação dos organizadores de eventos, em especial, de casamentos. Com apoio educacional do Senac, o congresso celebrou o primeiro ano da associação, criada em setembro de 2009.

Elizabeth Silva fez a primeira palestra do Wedding Planner Brasil sobre o mercado de trabalho para os assessores de casamento (Crédito: Foto Studio Equipe)
                           

Nos dois dias, a programação foi intensa, com palestras sobre importantes assuntos dentro da organização de um casamento, como fotografia, decoração, música, moda, entre outros. No dia 25, Elizabeth Silva, especialista na área de eventos e professora do Senac, abriu o ciclo de palestras falando sobre o mercado atual para os assessores de casamento. A concorrência na área, os valores praticados, a especialização dos profissionais e como se posicionar diante do mercado foram assuntos de sua pauta. Sobre a valorização da profissão no Brasil, ela comentou: “Temos de mudar esta situação no país, mas com respeito, contribuição e fortalecimento”.

Com muito humor e descontração, Fabio Arruda, consultor de etiqueta e apresentador do quadro Casamento na Real, da Rede Record, também palestrante do dia, abordou temas como lista de convidados, trajes, convites, entre outros pontos importantes dentro da etiqueta em eventos. Ele também discorreu sobre o comportamento dos assessores, como devem se vestir e como se comportar. Fabio Arruda aprovou o evento e afirmou que foi muito interessante ver pessoas de tantos cantos do Brasil participando da iniciativa.

Humor e descontração marcaram a apresentação de Fabio Arruda, que falou sobre etiqueta em eventos (Crédito: Foto Studio Equipe)
                              

O primeiro dia ainda contou com uma apresentação feita por Andréa Nakane, mestre em Hospitalidade, que falou sobre a excelência nos serviços na área de eventos. Um minidesfile de vestidos deslumbrou as os congressistas. A produção das modelos ficou por conta das empresas Dressing Festas, RW Cabelo & Estética e Rosana Negrão Joias e Grinaldas.

Para encerrar a primeira etapa do Wedding Planner Brasil, um jantar foi oferecido aos participantes. O objetivo foi proporcionar aos assessores de eventos uma noite agradável, na qual eles não precisariam se preocupar com nada, a não ser aproveitar cada detalhe. Integraram a organização do jantar as empresas Joan Diego Decorações, DJ Marcelo Brasil, Banda Kings de La Noche, Aquarela Brasileira, Mais Bar, La Passione Doces, Célia Bem-Casados. A drag queen Tchaka fez uma participação especial e animou os convidados com sua irreverência e improvisação.

Integrantes da mesa redonda mediada por Rosa Maciel: a importância da parceria entre buffets e assessores (Crédito: Foto Studio Equipe)
                             

Detalhes de buquês de noivas, como tamanho ideal, cores e formatos mais adequados foram apresentados por Sandra Bacchin, da Bem Florido, na primeira palestra do dia 26 de outubro. Ela ainda ensinou aos participantes a como lidar com os arranjos para lapelas de noivo e padrinhos. Na sequência, Cristofer Mickenhagen, da Black Tie, deu ótimas dicas sobre tecidos e os modelos mais apropriados para cada tipo físico. Mickenhagen comentou ainda sobre a importância da sintonia entre o assessor e a empresa do vestido da noiva.

Duas mesas redondas movimentaram o congresso no dia 26 e promoveram debates sobre temas importantes como o relacionamento de igrejas, fornecedores e buffets com assessores de eventos. Uma delas, mediada pela assessora de eventos Rosa Maciel, contou com a participação de Weslley Santos (Espaço La Luna Club), Dora Moreno (Buffet Moreno´s), Érika Meira (Espaço Onix), Renato Crunfli (Espaço Barracuda - São Sebastião), Monica Djaz (banqueteira), Mariana Cazarini (Fred Frank), Daniela Padalino (Banqueteria) e Taís Russo (Uni e Nacional Club). Fátima Leonhardt, também assessora, comandou o segundo debate, que reuniu profissionais como Paulo Progrebischi (Foto Studio Equipe), Joan Diego (Joan Diego Decorações), Rodrigo Jun (Amber Produções), Gege Simonsen e Alexandre Goes (Marcelo Conde Som Profissional) e o DJ Marcelo Brasil.

Mesa redonda com profissionais de áreas como música, fotografia, filmagem e decoração promoveu debates (Crédito: Foto Studio Equipe)
                            

Visando promover o crescimento profissional e a constante especialização, a programação contou ainda com uma palestra com Roberto Cohen, cerimonialista com mais de 25 anos de experiência em organização de eventos. Segundo ele, o compartilhamento de experiências é muito válido para a melhoria da visibilidade do trabalho do organizador de casamentos. O religioso que mais celebra casamentos no Brasil, o reverendo Aldo Quintão, da Catedral Anglicana de São Paulo, emocionou todos os presentes com sua apresentação, falando sobre todos os símbolos do casamento. Sobre o trabalho entre igrejas e assessores, ele comentou: “Nós somos parceiros. O trabalho do assessor é muito bom para o religioso. Muitos ainda não conhecem o cotidiano do trabalho. Vocês precisam ser muito respeitados”.

A importância da imagem pessoal foi o mote da palestra da FIT Consultoria de Imagem, ministrada por Sônia Ferrini. Renato Del Claro, da Rede Noiva, demonstrou um novo software que auxilia os assessores na organização de eventos. Reynaldo Cavalcanti, proprietário da Foto Studio Equipe, proporcionou aos congressistas um verdadeiro show de tecnologia em e imagem. Com transmissão ao vivo pela internet, ele mostrou o que há de mais moderno no mercado de fotografia e filmagem de eventos. Os participantes puderam até experimentar uma exibição em 3D.

O Wedding Planner Brasil contou ainda com um Trade Show que reuniu diversas empresas para a demonstração de seus produtos e serviços. Os congressistas puderam circular por pequenos stands de lembrancinhas, viagens, fotografia e filmagem, vestidos, publicações da área, grupos musicais e outros itens que integram a perfeita organização de um casamento.

A diretoria do Caes, ao lado do cerimonialista Roberto Cohen. Da esquerda para a direita, Camila Schmidt, Adriana Perez, Andreza Novais, Roberto Cohen, Maíra Tamberlini e Regiane Samartin (Crédito: Foto Studio Equipe)
                            

A presidente do Caes, Andreza Novais, fez um balanço positivo do evento. “Conseguimos reunir, pela
primeira vez no país, cerca de 90 profissionais da área de eventos, que puderam assistir palestras motivadoras e com conteúdo. Tenho certeza de que todos ficaram motivados a dar o seu melhor para a valorização do trabalho do assessor de eventos. Este será um grande marco para o setor e esperamos que as próximas edições sejam ainda melhores”.

O CAES - Fundado em setembro de 2009, o Clube de Assessores de Eventos Sociais (CAES) tem como missão unir a classe de assessores de eventos, visando à valorização do trabalho e, sobretudo, a garantia de qualidade nos serviços prestados. O CAES (www.clubedeassessores.com.br) conta hoje com a participação de cerca de 30 profissionais, que representam mais de 20 empresas atuantes no mercado de eventos sociais.

Sua diretoria é formada por Andreza Novais, da 4 Estações Eventos (presidente) e Regiane Samartin, da Partie Eventos (vice-presidente), além de Camila Schmidt, da SOS Noivos, Maíra Tamberlini, da Gamata Eventos e Adriana Perez , da Adriana Perez Assessoria e Cerimonial (diretoras).

Texto de:
Paula Fiorotti
Imprensa – Wedding Planner Brasil
Telefone: (11) 9697-5198

Eu estive nos dois dias do Congresso e posso atestar que superou todas as minha expectativas! Todos que participaram estão de parabéns!

Amandica Accioli

Nenhum comentário

Se você tem um comentário, seja ela uma dúvida, crítica ou sugestão, este espaço é aberto para você:

Tecnologia do Blogger.